quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mais uma jogada da Globo pra atrair os crentes: a participação de uma evangélica no BBB 12


Hoje, a TV Globo divulgou os nomes dos participantes do mais irritante programa de TV do País, o Big Brother Brasil 12. É claro que isso não interessa pra ninguém que tenha um mínimo de gosto cultural e um senso crítico útil, seja crente ou não crente.

Só que a Globo está resolvendo mudar a estratégia. Como já foi falado neste blog, a intenção da emissora é quebrar o estereótipo demonizado que a TV ganhou por parte dos cristãos nos últimos anos, criando opções de programação para os evangélicos e, ao mesmo tempo, flexibilizando qualquer tipo de aversão à emissora.

A mais recente proposta global foi no Festival Promessas, um assunto exaustivamente debatido nos últimos dias. Mas o evento dos astros gospel durou apenas um dia, e a sua (má) repercussão tomou pouco espaço de tempo, apesar de ter sido bem feroz.

Dessa vez, a Globo foi além. A emissora não se conteve com algumas horas nas graças dos evangélicos. Ela quer que os cristãos a aceitem definitivamente, durante um bom tempo. E a nova armadilha está justamente no centro das críticas de muitos crentes espalhados pelo nosso Brasil: a participação de chamada baiana Jakeline, de 22 anos, estudante de zootecnia e evangélica. Isso mesmo, o BBB, pela primeira vez, terá uma evangélica entre os participantes.

Ela é justamente o típico exemplo de menina certinha: estuda fora da cidade onde mora durante a semana, já tentou ganhar a vida em São Paulo, tem uma família estruturada e é bastante divertida. Ela vai cair nas graças de qualquer crente que esteja sem tempo pra Jesus e venha a assistir ao BBB.

O pai dela já disse que suas convicções religiosas não vão atrapalhar o relacionamento com nenhum dos participantes. “Cada um vive do jeito que quer, e ela com certeza vai respeitar isso”, afirma. Já uma amiga contou ainda que “ela é bem ligada a Deus. É evangélica e frequenta os cultos na Igreja”.

Vejam como a Globo é esperta. Ela sabe que os crentes sempre foram instruídos a rejeitá-la. O intuito agora é conquistar o maior número de fiéis não à sua programação total (que óbvio, tem seu lado bom, principalmente o jornalístico), mas sim às coisas profanas que ela divulga. Sabendo disso, ela quer transformar qualquer um que vá de encontro às suas novas estratégias em “conspiradores”, “conservadores” e “fundamentalistas”. E esses defensores do chamado ‘Filipenses 1.15-18 a qualquer custo’ pensam que Jesus dá aval a esse tipo de armadilha.

Tempos atrás, quando o Big Brother ainda estava engatinhando, eu pensava que seria uma boa ideia se um evangélico participasse do reality show para divulgar o Evangelho, já que todo tipo de gente das mais diversas extirpes estavam ali. Mas o que se tem visto no programa é algo que vai ao encontro de tudo que o Evangelho prega. E mais: jamais a Globo colocaria um crente para pregar (não só gritar “aceitem a Jesus”, mas dar bom testemunho de crente) dentro de um Big Brother. Até porque, assim como foi no Festival Promessas, a emissora não aceitaria alguém condenando dentro, do seu próprio terreiro, justamente aquilo que ela mais divulga na sua programação: o pecado.

É uma pena que veremos milhares de evangélicos outrora avessos ao BBB grudados em frente às suas TVs, “torcendo pela irmã”, como se Deus fosse aplaudir a vitória da participante evangélica. Já dá pra imaginar os irmãos fazendo campanha de oração, pedindo a Deus para abençoar Sua serva e dar vitória. Não duvido que haja alguém pra fazer isso.

Que ninguém caia nessa estratégia da Globo. Ela está, paulatinamente, minando todas as resistências dos crentes contra o que há de pior na sua programação. Não importa se há homossexualismo, devassidão, iniquidade, prostituição, impureza e toda mistura de pecado. Mesmo sendo um programa sem nenhum valor e sem a menor referência para a família, o BBB terá uma evangélica, e muitos crentes frios, crus e desligados de Deus festejarão por isso.

Não estou aqui dizendo que crente não deve ver TV, assistir aos bons jornais e suas matérias de alta qualidade que a Globo produz. Afinal, ela é a quarta maior emissora do mundo. Só que a crítica aqui está no apego que muitas pessoas estão tendo com aquilo que a emissora divulga e que a Palavra de Deus condena.

A “boa” notícia disso tudo no Big Brother é que se a Jakeline atender às expectativas e tiver um comportamento razoável, sua trajetória no programa não durará muito tempo. Afinal, quem é bonzinho não dura muito na casa. Mas quem garante que ela não vai se moldar (Rm 12.2) ao estilo do BBB e terá o novo de “crente moderna”? Aí vai ser o fim: muitos crentes comemorando a vitória da evangélica e dizendo “o nome do Senhor foi glorificado”.

Não entrem debaixo do mesmo jugo daqueles que não amam ao Senhor, pois que tem o povo de Deus em comum com o povo do pecado? Como pode a luz conviver com as trevas? E que harmonia pode haver entre Cristo e o diabo? Como pode um cristão ser companheiro de alguém que não crê? (2 Co 6.14,15).

A-BD

35 comentários. Clique aqui e deixe o seu também!:

Edimilson Ribeiro disse...

O que mais nós poderemos esperar da Globo? Outro detalhe, a título de curiosidade, qual a igreja (denominação) dessa moça? Seus pais são evangélicos, pois afirmam que nada vai atrapalhar, se é que eu entendi, a sua forma de ser com os outros integrantes da casa da prostituição.

Paulo Adriano Rocha disse...

TK, eu não vejo como forma de atração, sabe? A emissora sabe que muitos evangélicos assistem... O que ela quer é mesmo a banalização, o escândalo do evangelho, isso sim... Já teve novela com crente fundamentalista, que não aceitava nada, com crente safado que "pintava o sete" e núcleo com comunidade evangélica...
O que eles querem é continuar nos mostrando com pessoas altamente suscetíveis a nos conformar isso, sim...
Por que o povo não vai estudar, heim?

João Paulo disse...

A paz do Senhor!

Crente verdadeiramente salvo acomoda-se num antro executante e propagador de pecado? Crentes nominais não passam de "bambus evangélicos".

Em Cristo,

JP

Pandora disse...

Não curto BBB, não posso dizer nem que presta nem que não presta afinal o que sei a respeito sei por ouvir falar e não por acompanhar....

Da Globo eu assisto os telejornais e a novela das oito pq meu pai curte ver essas atrassões e nem em meio a isso vejo algo de "bom ou de alta qualidade na globo". A emissora é podre, mas não pq alguém de lá seja praticante do candomblé, do budismo, espiritismo e derivativos e sim porque ali o que guia tudo é o desejo do lucro fácil como boa empresa capitalista!

Espero que a Jaqueline consiga se segurar, espero que ela não seja ingenua, que ela tenha uma boa base como cristã, que as palavras da Bíblia esteja gravadas no coração dele e que Deus cuide dela lá dentro!

E outra coisa, eu penso seriamente que empresa não tem credo religioso. A religião das empresas é o lucro, se há Festival Promessas e evangelicos a torto e a direito é pq as pessoas querem ver isso, o consumidor pede a emissora oferece e ponto. Os pastores deveriam cuidar mais dos seus rebanhos e menos do patrimonio físico de suas denominações, melhor orientados nós não teriamos tanta sede de ver em outros lugares o que falta no pulbito!
_______

P.S.: Apenas minha opinião pessoal

João Paulo disse...

Pandora, leia mais a Bíblia. Procure basear as suas argumentações, tendo o apoio das Escrituras Sagradas (Sl 119.105). Caso contrário, serás presa fácil das armadilhas satânicas.

Em Cristo,

JP

Pandora disse...

João me diga o que anti-biblico na minha argumentação, não julgar a Jaqueline antes de conhecer (se bem que eu não vou conhece pq não assisto BBB), assim como a programação geral que circula na TV, ou o fato de ter clareza em relação ao fato de que empresas como emissoras de tv estão mais interessadas no lucro que na fé?!?!?

Elom disse...

Sem demagogia! Isso é estratégico. A Globo não é boba...

Acho que de fato não há lugar para crente no BBB...

João Melo disse...

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém..".
"há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.". "mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.". a amizade com o mundo é inimizade com Deus". "luz e trevas não podem andar juntas.". Só tenho isso a dizer... ^^

Newton Carpintero, pr. e servo disse...

Prezados,

A paz de Cristo, o nosso Senhor!

Triste, muito triste!

Deixo o meu repúdio a participante e principallmente aos crentes que se contorcerão na aposta de que ela irá vencer.

Se ela vencer. A Globo vencerá. Este é o objetivo principal da emissora.

Ao assitirem o BBB, estarão conhecendo os novos candidatos políticos do Brasil.

Cada povo tem o governo que merece! Triste frase, mas verdadeira.

O Senhor nos ajude, nestes últimos dias do Final dos Tempos.

O menor de todos os menores.

Adam Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adam Lima disse...

Não assisto BBB, nunca acompanhei e acho um lixo. Mas vocês o condenando fazem com que ele pareça interessante. será que nos importamos realmente, com quem vai torcer pela "irmã"? Ou se ela participará ou não? Sem perceber nós mesmos já estamos promovendo o BBB, divulgando esta notícia em redes sociais e afins.
É Crente? Vai arrumar uma bíblia pra lêr, não tem de se preocupar com a progamação da "bosta" que é a TV aberta, nem com quem vai participar desta porcaria, a menos que você assita.

O Caçador de Hereges disse...

Essa moça irá escandalizar o evangelho de Cristo em todo o Brasil.
(opinião particular)

O BBB só tem lascívia, prostituição, inimizades, contenda e ganância pelo dinheiro.

O que faz um cristão num meio desses? Evangelizar ou cair na folia?

Talvez nem evangélica seja.

Daladier Lima disse...

Prezado Társis, o que vai ter de crente deixando de dormir para assistir ao BBB12...

O Súdito disse...

Ora o que mais podia se esperar da Globo! Ela usa a mesma estratégia que o diabo vem usando. No começo quis destruir a igreja agora quer amigavelmente produzir uma união para corromper.

Lec@ disse...

Concordo que a Globo está realmente usando essa tática para chegar perto e influenciar a massa dos entitulados evangélicos do nosso país. Achei o post bastante pertinente.
E prezado Alan, nós estamos comentando porque nos incomoda que pessoas que se entitulam evangélicas venham a representar o nosso povo.Nos preocupamos sim, porque mais uma vez estamos sendo ridicularizados. O ambiente do BB não é um ambiente no qual um verdadeiro cristão deva aparecer. Não há nada que se possa aproveitar num programa cujo o jogo e foco principal são a nudez, e discórdia. Entenda, eu não disse que um crente não pode pisar num lugar destes, eu disse que não devemos permanecer.
Estamos falando isso porque só restarão 02 alternativas, ou ela sairá rapidamente do jogo, ou terá que entrar no espirito do jogo para vencê-lo e fazendo isso ela não estará nos representando.
Quer um exemplo?
Porque falaram a religião dela? Debaixo da foto de cada evangélico sempre aparece o esteriótipo. Crente, protestante.
Então porque eles não rotulam também os católicos, ubandistas, espíritas, atoas e etc???

Lec@ disse...

Desculpe
Alan não,Adam

beto1169 disse...

Luiz Alberto

Senhores, dizer que o jornalismo antiético, partidário e capcioso da Globo é bom, maculou toda a reportagem. Pandora concordo contigo: não há nada de errado em seu comentário, se os pastores cuidassem de suas ovelhas dentro dos princípios bíblicos, a história seria outra... o que vejo são igrejas comercializando e banalizando a palavra de Deus, líderes preocupados com a ostentação, o luxo e o número de membros. Caso possível, os líderes da Igrja Primitiva se revolveriam nos túmulos.

Tharsis Kedsonni disse...

Luis Alberto,

Eu falei da qualidade jornalística da Globo, que - falo com conhecimento - é o mais bem executado do País. Isso não quer dizer que o jornalismo da emissora não seja parcial e tendencioso na sua produtividade.

Tharsis Kedsonni disse...

Adam,

Por que, depois de 12 edições fajutas, daríamos interesse a um programa tão imoral?

O interesse desse texto foi alertar quem está vunerável aos ataques do inimigo. Não basta apenas ordenar o povo a ser crente, é preciso vacinar contra os pratos aparentemente deliciosos, mas venenosos que Satanás coloca na frente dos incautos.

Deus te dê essa visão de preocupação com quem está à mercê do erro.

Tharsis Kedsonni disse...

Daladier,

O que vai ter de gente que vai fazer algo mais edificante para comemorar as "vitórias da irmã"... Parafraseando Paul Washer, será que esse povo comemoraria isso com o mesmo entusiasmo que lê as Escrituras?

Pandora disse...

Luiz, obrigada, também concordo com o que vc disse!

Tharsis, se o jornalismo da Globo for o mais bem executado do país a gente começa a entender porque somos tão mal informados, votamos tão mal, temos tanta dificuldade de pensar criticamente e damos importancia a tantas coisas vulgares na vida!!!

Com conhecimento de causa, a imprensa no Brasil é RUIM \o/

Tharsis Kedsonni disse...

Não, Pandora, você não entendeu. Particularmente, acho a imprensa pernambucana, por exemplo, muito fraca. A imprensa nacional também deixa a desejar, se compararmos com o jornalismo europeu e americano. Aliás, é dos EUA que vêm as importações de quase tudo que se refere a jornalismo na TV brasileira.

Em termos nacionais, a TV Globo tem um padrão de jornalismo de alta qualidade, tecnicamente falando. Os melhores equipamentos, as melhores transmissões, as melhores coberturas, os melhores profissionais, enfim, a melhor qualidade está na Globo.

Mas a condução - e é isso que você está falando e eu também concordo - é incongruente. Isso eu nem questiono. Até eleição presidencial (a de Collor) a emissora já decidiu.

De qualquer forma, ela não é feita apenas de jornalismo. E o inimigo está usando-a muito bem contra os crentes.

Pandora disse...

Eu queria saber quem é que mede os padrões e diz o que é bom e ruim, alto e baixo "tecnicamente falando"... Seja quem for, por desconhecer eu não confio... Sempre é dificil adjetivar as coisas, mas relache Tharsis, eu estou discordando de você em relação a tudo o que vc disse sobre a GLOBO, mas relache vc é livre para ter sua opinião, não precisa me provar que estou errada, assim como a reciproca é verdadeira!!!

Podemos discordar lindamente, sem problemas \o/

msc disse...

SINCERAMENTE, NÃO SEI COMO AINDA TEM GENTE QUE DIZ QUE NÃO HÁ NADA DE MAIS EM PARTICIPAR DESSA PORCARIA!!E QUE ELA CONSIGA DAR UM BOM TESTEMUNHO??!E QUE DEUS CUIDE DELA??! O BIG BOSTA BRASIL NÃO É LUGAR DE CRENTE NÃO!! AQUILO É UM ANTRO DE PROSTITUIÇÃO, INTRIGAS EGOÍSMO, ENFIM, TUDO QUE NÃO PRESTA!BEM A CARA DAS NOVELAS DA GLOBO MESMO! PESSOAS LÁ DENTRO TRAEM SEUS CÔNJUGES AQUI FORA! SEM FALAR QUE A PESSOA VAI ALI PARA FICAR MILIONÁRIA. NÃO DEVEMOS BUSCAR RIQUESAS FÁCEIS AQUINA TERRA, O NOSSO TESOURO ESTÁ GUARDADO NO CÉU. SE ESSA MENINA GUARDASSE AS PALAVRAS DA VIDA, ELA NEM SEQUER PENSARIA EM ESTAR ALI!

EM CRISTO, MSC.

André Silva disse...

TK, Paz do Senhor!

Nós sabemos pela Bíblia, que há evangélicos e evangélicos, nascidos de novo ou não. Um dos grandes objetivos de se ir a um programa como esse é a auto promoção.Por isso, Pandora, o julgamento aqui não se dá pela pessoa a quem não conhecemos e sim suas práticas. A Bíblia é clara, o crente é sal, luz, seu linguajar deve ser santo,sua maneira de viver deve ser santa, assim como sua intenção. Quem é salvo em Cristo e nascido de novo, pensa nas coisas de cima, alimenta o espiritual e não o que é carnal.
Será que tal participante irá pregar o evangelho a cada um dos participantes ou mostrar seu corpo? Esperar uma vaguinha na globo para se auto promover?
Crente salvo busca com sede não ir a um programa baixo como esse e sim ir a Escola Dominical, culto de Doutrina, Oração, ler a Bíblia, ocupar a mente com coisas santas.
Assim, "não porei coisas más diante dos teus olhos."

Jaqueline Cássia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaqueline Cássia disse...

É inadimicivel que uma pessoa que se diz "CRENTE" participe de um programa de TV desse porte...Só lamento.

Pandora disse...

Andre: Será que tal participante irá pregar o evangelho a cada um dos participantes ou mostrar seu corpo? Esperar uma vaguinha na globo para se auto promover? Eu não sei! Provavelmente não vou saber, ou vou néh, porque as pessoas tem uma incrivel disposição para discutir BBB seja para elogiar ou criticar, para endeusar ou para jogar na lama seus participantes, já virou parte da cultura brasileira nesse inicio de século XXI...

Enfim, acho todo esse debate muito precipitado, ele apenas alimenta essa coisa que é o BBB.

No mais as moças vão apenas reproduzir a cultura evangélica na qual vivem inseridas e se o nome do Senhor não vai ser honrado... Ah... Eu é desonrado todos os dias por alguns lideres que se comprazem no escandalo... Essas moças vão apenas reproduzir a cultura evangelica na qual vivem inseridadas, aliás, já estão reproduzindo... é sempre bom lembrar disso...

Ah, e quanto a EBD, aos cultos de doutrina, a maior parte dos crentes que se dizem e pensam salvos e vão abrir suas graciosas bocas para criticar as moças passam longe desses espaços, minha educação reliosa foi dada por dois idosos, eu sempre fui mais para cultos de doutrina do que para os da mocidade e sei o quanto são esvaziados, e a EBD, fui professora até Abril desse ano era prof e também sei o quanto é esvaziada... E a leitura da Bíblia... uhuhuhuh... Prefiro nem comentar!!!

msc disse...

SERÁ QUE TODAS AS PESSOAS QUE ESTÃO POSTANDO SÃO MESMO EVANGÉLICAS?? TENHO SÉRIAS DÚVIDAS!!1

Sócrates S. de Souza disse...

INFELIZMENTE HÁ MUITAS PESSOAS QUE SE DECLARAM CRISTÃ, MAS, NUNCA TIVERAM UMA EXPERIÊNCIA REAL E PESSOAL COM CRISTO, ISTO É, NUNCA NASCERAM DE NOVO, NUNCA EXPERIMENTARAM JESUS!!! [Jo 3.1-6] HÁ OUTRAS QUE ATÉ DIZEM TER VIVIDO ESTA EXPERIÊNCIA, MAS...
HÁ TAMBÉM MUITAS QUE "são descrentes entre vós"[Jo 6.64a];
POIS, Bom é o sal; MAS, SE O SAL SE TORNAR INSÍPIDO, COM QUE O TEMPERAREIS? [Mc 9.50a];
ENTÃO, NÃO VOS PRENDAIS A UM JULGO DESIGUAL COM OS INFIÉIS; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E QUE COMUNHÃO TEM A LUZ COM AS TREVAS? [II Coríntios 6.14];
ORA, SABEMOS QUE: Todas as coisas me são lícitas, MAS NEM TODAS AS COISAS CONVÊM; todas as coisas me são lícitas, MAS NEM TODAS EDIFICAM [i coríntios 10.23];
...todas as coisas me são lícitas, MAS EU NÃO ME DEIXAREI DOMINAR POR NENHUMA DELAS [I Coríntios 6.12];
E ASSIM, SE ALGUÉM ESTÁ EM CRISTO, É NOVA CRIATURA: AS COISAS ANTIGAS JÁ PASSARAM; EIS QUE SE FIZERAM NOVAS. [2 Co 5.17]

servo do GRANDE REI disse...

A paz a todos, família em Cristo!!!
Eu estou sentindo falta dos defensores da "PORTA ABENÇOADA" que a Globo abriu, para a igreja do REI DOS REIS ,SENHOR DOS SENHORES.
Cadê o pessoal que usa o texto de filipenses 1.15-18, para dizer que "vale tudo" para pregar o evangelho. O "BBB" também?
Cadê o Caio cezar, a Mariangela, Naise souza, o Sérgio, "Apenas uma voz" ficou sem voz?, cadê o Rafael Santos, o Pedro Henrique e outros?
Irmãos, Com todo amor em Cristo Jesus, Nosso Salvador, que sofreu, que morreu naquela cruz para nos salvar da perdição eterna,que se fEz maldição em nosso lugar;Isto não é brincadeira não irmãos. O que é Globo para DEUS? O que é a Globo para o Criador dos Céus e terra? O que é a Globo para um DEUS que é SANTO! SANTO! SANTO! QUEM SE IMPORTA COM A GLOBO?
NÃO BRINCA NÃO, IGREJA. O SENHOR JESUS VOLTARÁ PARA BUSCAR UMA IGREJA SANTA,PURA,SEM MÁCULA,SEM MISTURA,NÃO SE ILUDAM COM A "PORCARIA DA APARÊNCIA", DEUS É DEUS, MEUS AMADOS, MEU DEUS É RETO, ELE JUSTO... ELE É DEUS!!! ELE É SANTO!!!
CHEGA,DESCULPEM,MAS É QUE JÁ ESTOU "EMBALADO" PELO ESPÍRITO SANTO. VOU ACABAR QUEBRANDO A TECLA AQUI DO COMPUTADOR.
EU AMO A IGREJA, EU AMO JESUS, EU AMO VOCÊS, NÃO BRINQUEM NÃO!!!
"JESUS QUER NOS SALVAR"

ju disse...

A emissora não quer apenas conquistar a audiência dos crentes, mas escarnecer o evangelho! A menina já tá errada em querer participar de um BBB, além de ser um ataque a inteligência e bom senso, o programa gira em torno da promiscuidade.
Mas, estando lá dentro, se ela não tiver bom testemunho, já imagino os comentários: "olha a irmã", "é crente, imagina se não fosse". É o fim! Pra mim, nem os jornais globais merecem confiança, pois são parciais para atender seus interesses de classe e econômicos. A globo não informa, mas forma opinião, manipula as informações!Mas isso não vem ao caso agora!

Complemento Ativo disse...

A globo banaliza o evangelho, e o BBB não é programa para cristão salvo ver, pois temos outras opções de TV, basta querer. Se uma irmã resolve ir para o meio de profanos, não terá com certeza a visão de que lugar de crentes é diante do altar, e não comendo na lama bolotas do mundo.

gloria disse...

(isso e uma vergonha, ela deveria orar mais, buscar o senhor é o que neste momento a igreja de cristo deve se preocupar em pregar o evangelho, ñ se preocupar com coisa que não agrada a Deus.)
bbb é obra do diabo .

vanessa disse...

A paz do senhor!
Na minha opinião nós cristãos devemos dar o nosso testemunho seja em qualquer lugar que estejamos.
Mas em relação a Jaqueline em salmos explica que;"bem aventurado o varão que não anda segundo o concelho dos ímpios e nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. sl 1.1.