sábado, 9 de julho de 2011

E a carruagem de fogo que levou Elias para o céu?


É incrível a quantidade de gente que não gosta de ler, ou lê “passando os olhos” apenas. Muitos dos que veem aqui fazem isso, ou melhor, todos nós temos essa mania quando queremos praticidade. É por isso que no jornalismo existe um termo chamado lead (lide), que é o começo do texto das matérias nos quais estão resumidos os principais fatos. Há quem diga que “leu o lide e entendeu já basta pra saber o assunto da matéria”.

Pois bem. Tem crente que tem essa mania de ler as coisas de forma rápida e não prestar atenção direito nas palavras. Quando não, ele dá crédito a qualquer pregador exagerado ou a qualquer canção de letra mal elaborada distorcendo o que está escrito.

Veja o exemplo da carruagem de fogo que carregou o profeta Elias, conforme II Reis 2.11. Já foram criados jograis, sermões, musicais e todo tipo de elemento litúrgico falando desse fato. Existe, inclusive, uma música antiga que eu ouvi na minha adolescência, da cantora Sofia Cardoso, que dizia “Veja aí (a carruagem de fogo)/ Pela fé (vamos nela entrar)/ Veja aí (a carruagem de fogo)/ Com o homem de branco vamos passear”.

Então. Se alguém chegar numa sala de Escola Dominical e perguntar a alguns alunos “Como Elias foi levado aos céus?”, a pretensa resposta de alguns será “numa carruagem de fogo”. Mas o que muitos aprendem e, durante anos e por descuido, não conferem direito nas Escrituras, é que o texto não mostra que foi bem assim.

Veja: “E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.” (II Rs 2.11, grifo meu). Notem: o carro de fogo só serviu para separar Elias de Eliseu.

Portanto, sem querer entrar na discussão “Por que um redemoinho levou Elias? Qual a função da carruagem de fogo nessa ocasião?”, é sempre bom alertar os nossos irmãos incautos que nem sempre o que se canta, prega, ouve, lê ou vê por aí condiz com o que está escrito.

Há outros e outros exemplos de desatenção similares, como a rosa de Sarom, o vento impetuoso, etc. Por isso, atentem-se bem ao que está escrito para que vivam! Sejam bereanos (At 17.11)!

A-BD

3 comentários. Clique aqui e deixe o seu também!:

Thaisa disse...

E com isso se cumpri o que diz a Palavra de Deus: " O meu povo pereçe por falta de conhecimento".
Mais não é por falta de aviso: conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor, não é o que diz a Bíblia?

Leandro Lima disse...

Gostei.
Vivemos em tempos difíceis onde pregadores, pelo menos se dizem, levam multidões com palavras bonitas e muitos ensinos heréticos. É uma pena q muitos engolem qualquer coisa sem buscar o que a Bíblia diz.
Quantas heresias não estão sendo lançadas, principalmente pela tv e dvds, é preciso ter o cuidado de "examinar as Escrituras".

Aux. Leandro

Lindiberg de Oliveira disse...

Gostei. Fé, Razão e Graça

...