quarta-feira, 21 de julho de 2010

Os escândalos nas igrejas evangélicas e suas perplexidades



A igreja brasileira tem crescido muito nos últimos anos. Hoje, podemos notar a presença evangélica em diversos segmentos. Se ligarmos a televisão, encontraremos pastores pregando em diversos canais. Atualmente, existe uma enorme variedade de literatura, livros, revistas, jornais e outras publicações. Os evangélicos também são encontramos na vida pública, com cada vez mais políticos que se dizem evangélicos. Na Internet, encontramos vários sites com os mais diversos conteúdos.



Tudo seria motivo de exultação, mas não é. Você pode perguntar: por quê? Infelizmente junto com tudo isso tem pipocado os escândalos, denúncias e história das mais diversas.



As igrejas de hoje têm procurado cada vez mais viver o pragmatismo teológico, ou seja, ela faz aquilo que certo, ao invés de fazer aquilo que é certo.


O estudo criterioso da Palavra de Deus tem sido trocado pela busca do sentir-se bem, ser feliz, ir para frente, prosperar, crescer profissionalmente, etc.



As igrejas deixaram as Escrituras, como revelação de Deus para ouvir revelações de um "apóstolo", um "bispo", um "pastor", que afirmam enfaticamente que o que eles falam é palavra divina, e não pode ser questionado. O grande argumento que eles têm para dizer que aquilo que fazem vem de Deus é o pragmatismo. É só ligar na televisão e ouvir: "Como isso não pode ser de Deus, pois eu fui curada? Eu consegui um emprego? Eu conquistei aquilo?” Não há uma reflexão sobre a procedência ou mesmo uma comparação bíblica com o que eles dizem e fazem.



A Palavra de Deus é a palavra proferida pelo líder e não as Escrituras Sagradas. Esta na verdade é usada como um talismã, como se suas palavras fossem mágicas que ao falar liberam poder.



Os problemas são culpa do demônio, e não da natureza decaída do homem. Sua doutrina é fraca, pois usam mal a Palavra de Deus, não conhecem os textos bíblicos e aplicam-no erroneamente.



Esta onda neopentecostal mostra que o homem é o centro do universo, que o seu propósito é ser feliz, que Deus está a seu serviço para cumprir os seus prazeres.


Sua doutrina corrói, pois não lida com o coração, não lida com as motivações do coração e não ajuda as pessoas a terem uma vida submissa a Deus. Mantém as pessoas cativas a uma instituição e não desenvolvem uma comunhão com Deus.


Os escândalos de pastores, teólogos e igrejas que aparecem hoje em dia na Televisão, nos jornais e revistas nos assustam e deixam pensativos: O que aconteceu com a igreja? Ficamos assustados com o que vemos, tristes com estas histórias e situações que nos envergonham.


Mas isto não deveria nos assustar, pois a própria Bíblia já declarava há mais de dois mil anos em suas páginas. Olhando para alguns textos aprendemos algumas coisas:


Os homens que operam milagres não são necessariamente pessoas que conhecem a Deus.
No final do Sermão do Monte Jesus disse: “No juízo muitos Me dirão: ‘Senhor, Senhor, nós falamos aos outros a seu respeito, e usamos o seu nome para expulsar demônios, e para fazer muitos outros grandes milagres’. Mas Eu respondi: 'Vocês nunca foram meus. Vão embora porque as suas obras são más'” (Mt 7.22,23. Bíblia Viva)


Os homens que fazem parte do corpo de Cristo surgem pessoas ensinando heresias.
Em sua despedida dos líderes da igreja de Éfeso, Paulo disse: “
Eu sei com certeza que depois que eu for, falsos mestres, como lobos ferozes, aparecerão no meio de vocês e não terão pena do rebanho. Alguns de vocês mesmos torcerão a verdade para conseguir seguidores” ( Atos 20.29,30)


Os homens que procuram ouvir aquilo que agrada ao seu enganoso coração.
Mais tarde, Paulo escreveu a Timóteo relembrando ao seu amado discípulo de algumas características dos últimos dias: "Porque chegará uma época quando as pessoas não ouvirão a verdade, mas andarão de um lado para outro procurando mestres que lhes digam apenas aquilo que desejam ouvir. Não ouvirão aquilo que a Bíblia diz, mas seguirão alegremente suas próprias idéias desorientadas” (2 Timóteo 4.3, 4).


Os homens que usam o evangelho como forma de promoção pessoal.
Pedro também queria alertar aos seus leitores sobre algumas características de alguns líderes: Mas, naqueles dias, também havia falsos profetas, tal como haverá falsos mestres entre vocês. Estes contarão com habilidade as suas mentiras sobre Deus, até mesmo voltando-se contra o seu próprio Senhor, que os comprou; porém o fim deles será repentino e terrível. Muitos seguirão seus ensinos funestos, de que não há erro nenhum no pecado sexual. E, por causa deles, Cristo e o seu caminho serão escarnecidos. Estes mestres, em sua ganância, dirão qualquer coisa para se apossarem do dinheiro de vocês. Mas Deus já os condenou há muito tempo e a destruição deles está a caminho” (2 Pedro 2.1-3).


Portanto, o que vemos hoje em dia não deveriam nos assustar, mas nos levar a uma honesta reflexão sobre quais ministérios e pessoas aprovamos, apreciamos, apoiamos e buscamos. Deveríamos pensar qual o papel da igreja e o que temos feito, ou deixado de fazer para o cumprimento deste papel.



Estes escândalos não são novidades para Deus, nem mesmo para os primeiros líderes da igreja. Devemos olhar para as nossas vidas e ministérios e avaliar com humildade até que ponto não podemos cair nos mesmos erros, como Paulo mesmo nos alertou: "Aquele que pensa estar em pé, veja que não caia" 1 Coríntios 10.12)

.

Biblioteca Evangélica

.

A-BD


2 comentários. Clique aqui e deixe o seu também!:

NEY SIGNS disse...

COMO É TRISTE PARA MIM OU PARA NÓS VERMOS O EVANGELHO DO SENHOR SENDO PREGADO PARA VANGLORIA DO HOMEM.
QUE DEUS TENHA MISERIUCÓRDIA DESTE QUE PRATICAM TAIS INIQUIDADES. DEUS ATRIBUI OS DONS PARA ESTES SOBERBOS, CUJA A RESPONSALIDADE É MUITO GRANDE PARA COM AS OVELHAS, DE MOSTRAR O CAMINHO DA SALVAÇÃO, MAS ESTES USURPADORES E ROBADOS TENHA-AS CONUZIDAS PARA O ABISMO.
É NOSSO DEVER ORARMOS E CLAMARMOS POR MISERICÓRDIA POR TODAS ESTAS ALMAS QUE ESTÃO SENDO ENGANADAS POR SATANÁS .
POIS A LUTA NÃO É CONTRA A CARNE, SIM CONTRA O PRINCIPES DA TREVAS, QUE VEIO PARA MATAR ROUBAR E DRETRUIR.

DEUS SEJA LOUVADO HOJE E SEMPRE.

mary da silva disse...

É muito triste ver esses lideres religiosos,comercializar a palavra de DEUS,deturpando,destorcendo a bíblia, manipulando os fieis...