sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Templo Central da AD em Pernambuco completa 32 anos de inauguração

Atualizado em 23/10/09 - 22h48

A igreja-sede da Assembleia de Deus em Pernambuco, localizada no bairro de Santo Amaro, em Recife, completou 32 anos de inauguração nesta sexta-feira. O culto de aniversário do Templo Central foi realizado durante o quinto dia de comemoração dos 91 anos da Assembleia de Deus em Pernambuco e dos 53 anos da Escola Bíblica de Obreiros da igreja.

A IGREJA MÃE EM PERNAMBUCO

O Templo Central foi construído ainda na gestão do pastor José Amaro, que dirigiu a AD em Pernambuco de 1956 a 1977. Na época da sua inauguração, já na gestão do então pastor presidente José Leôncio, o TC era a maior igreja evangélica do país.

A construção, no entanto, não ocorreu de forma tranquila. O terreno onde foi construído o templo chegou a ser desapropriado pelo Governo depois de pressões de grupos religiosos. Mas, depois de muitas vigílias e de o pastor Leôncio, durante as quartas-feiras, recolher as ofertas para dar entrada na primeira parcela do terreno, o Governo, de forma inédita, devolveu as terras, e o Templo Central foi concluído. Logo abaixo, há uma foto de um culto feito na construção do TC, em 1971.

Hoje, depois de uma grande reforma feita há dois anos, o Templo Central é climatizado e conta com um estruturado serviço de som e com instalações para transmissão dos cultos nos meios de comunicação, além da Praça Pastor José Leôncio da Silva e de quatro estacionamentos. A igreja comporta cinco mil pessoas sentadas.

A igreja tem também um rol de funcionários que trabalham durante o dia no departamento administrativo e eclesiástico, que funcionam no prédio anexo à igreja. Neste prédio, são realizadas aulas de músicas e ensaios dos grupos musicais durante a semana, além dos cultos infantis quando há reunião no Templo Central.

Há também dois auditórios no mesmo prédio, nos quais são realizados os cultos de menor contingente ou as reuniões restritas para o ministério local. A programação de cultos do Templo Central pode ser vista neste blog na parte inferior coluna à direita.

QUINTO DIA DE 53ª EBO

O culto à noite foi rendido ao Senhor com muito louvor e com uma fervorosa mensagem do pastor Juan Carlos Escobar, presidente da AD da Espanha. O Coral Masculino, a Orquestra Doce Harmonia e o Quarteto Gênesis, todos do Templo Central, e os cantores locais abrilhantaram a reunião no louvor.

Estiveram presentes as caravanas de várias cidades do interior: Glória do Goitá, Salgueiro, Tabira e Lagoa dos Gatos, além dos pastores Juan Carlos Escobar (ESP) e Carlos Padilha (SP) e dos missionários e obreiros da AD pernambucana.

A mensagem do pastor Juan Carlos foi baseada em Jó 23.28. Ele abordou sobre a determinação que a Igreja deve ter para brilhar como sendo a luz do mundo. "Deus não vai levantar um povo discreto, mas levantará pessoas determinadas para servi-Lo e para viver em santidade em lugares de influência e destaque para transformar as famílias e as cidades", completou.

Pastor Escobar disse também que, como servos, não podemos servir a dois senhores (Mt 6.24), com um ânimo dobre (Tg 1.6-8) e o coração dividido (Os 10.2). Ele também disse que influências externas e guerras internas querem tirar o foco do centro, que é Jesus. Mas a Igreja de Deus, principalmente no Brasil, deve, segundo o pastor, ter fé para enfrentar a avareza que virá com o progresso nos próximos anos. "A maior ameaça que está por vir ao Brasil é o amor ao dinheiro, mas a igreja aqui deve se manter firme, servindo a um só Deus, e, assim, Ele cumprirá o que tem prometido", enfatizou o pastor Escobar.

Ele também disse que a Igreja deve aproveitar o crescimento do número de evangélicos para ampliar significativamente a obra de Deus. "A Igreja tem que ter templos grandes para esvaziar o inferno, e não para encher o bolso dos pastores". A Igreja, conforme o pastor espanhol lembrou, não deve estar dividida entre Deus e os outros deuses, cujos idólatras se esforçam para serem atendidos, mas nada alcançam. Nós como povo de Deus, só temos que crer nEle e obedecê-Lo, sem precisar "defendê-lo". Assim, como ocorreu com Elias (1 Rs 18.21), Ele derramará seu fogo pentecostal sobre o que Lhe temos oferecido.

A 53ª Escola Bíblica de Obreiros continua neste fim de semana e é transmitida pela Rede Brasil de Comunicação. Amanhã haverá consagração de diáconos à noite. Os estudos, restritos para o ministério, ocorrerão apenas pela manhã. Já no domingo, dia do encerramento da EBO, é a vez dos novos presbíteros serem separados.

Fotos do Templo Central das ADs em Pernambuco



A-BD

4 comentários. Clique aqui e deixe o seu também!:

Anônimo disse...

A paz do SENHOR meus irmãos.
GOSTARIA DE SEBER DE TODAS AS PROGRAMAÇÕES DE CULTOS DO TEMPLO CENTRAL.

QUE DEUS VOS ABEMÇÕE.

Tharsis Kedsonni disse...

A paz!

A programação semanal de cultos do Templo Central está na coluna à esquerda do blog, na parte inferior

Anônimo disse...

a paz do senhor queria saber quando vai ser o proximo encontro de jovens no recife, moro em caruaru e quero muito ir mais preciso saber a data do evento mande por favor.


andrielly caruaru

Tharsis Kedsonni disse...

Andrielly,

Os encontros são realizados no período do carnaval. O próximo, portanto, será em fevereiro/2011.

As inscrições devem começar no fim do ano. Vale a pena participar.